PRECIOSAS AULAS DE GESTÃO COLETADAS DA INTERNET, APARENTEMENTE SEM AUTOR CONHECIDO.
AULA 1
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair e está se enxugando.
A campainha da porta toca.
Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas.
Quando ela abre a porta, vê o vizinho Nestor em pé na soleira.
Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Nestor diz: - Eu lhe dou 3.000 reais se você deixar cair esta toalha!
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Nestor então entrega a ela os 3.000 reais prometidos e vai embora.
Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto.
Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro: - Quem era?
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado, diz ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 3.000 reais que ele estava me devendo?
Conclusão: *Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir exposições desnecessárias*
AULA 2
Um pastor está dirigindo por uma estrada quando vê uma irmã em pé no acostamento.
Ele pára e oferece uma carona que a irmã aceita.
Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas.
O pastor se descontrola e quase bate com o carro.
Depois de conseguir controlar o carro e evitar acidente, ele não resiste e coloca a mão na perna da irmã.
A irmã olha para ele e diz: - Pastor, lembre-se do Salmo 129!
O pastor, sem graça, se desculpa: - Desculpe, Irmã, a carne é fraca...
E tira a mão da perna da irmã.
Mais uma vez a irmã diz: - Pastor, lembre-se do Salmo 129!
Chegando ao seu destino, a irmã agradece e, com um sorriso enigmático, desce do carro e entra na sua casa.
Assim que chega à igreja, o pastor corre para as Escrituras para ler o Salmo 129, que diz: ' Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do paraíso'.
Conclusão: *Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, você pode perder excelentes oportunidades* .
AULA 3
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo.
Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio. (Oh, que original!)
O gênio diz: - Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês!
- Eu primeiro, eu primeiro. ' - grita um dos funcionários - Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida '
..... Puff... e ele foi.
O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido: - Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pinas
coladas!
Puff, e ele se foi.
- Agora você - diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião!
Conclusão: *Deixe sempre o seu chefe falar primeiro*.
AULA 4
Na África, todas as manhãs, o veado acorda sabendo que deverá conseguir correr mais rápido do que o leão se quiser se manter vivo. Todas as manhãs, o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veado se não quiser morrer de fome.
Conclusão: *Não faz diferença se você é veado ou leão, quando o Sol nascer, você tem que começar a correr.*
AULA 5
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada.
Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: - Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde: - Claro, porque não?
O coelho senta-se no chão embaixo da árvore e relaxa.
De repente, uma raposa aparece e come o coelho.
Conclusão: *Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo *.
AULA 6
Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas.
No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram suas terras.
Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando na lagoa.
Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: - Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora.
O fazendeiro levanta o balde e responde: - Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!
Conclusão: *A criatividade é o que faz a diferença para atingir nossos objetivos mais rapidamente*
   
 
Hoje é sempre o dia de fazer o melhor que pudermos.
Amanhã, invariavelmente é o dia do resultado de nossas próprias ações.
Feliz 2012 !
Como os negócios podem dar MAIS resultados com uso adequado da Tecnologia da Informação
sábado, 31 de dezembro de 2011
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
O que é melhor vender: Óculos 3D ou Ventilador
Hoje é meu aniversário e como todo usuário de Internet, recebo dezenas de e-mails das lojas virtuais me oferecendo ofertas imperdíveis e fantásticos descontos de R$10, nas compras acima de R$50,00.
Sem querer reclamar disso, muito pelo contrário. Estes emails demonstram que há uma máquina analítica por detrás dos sites, cruzando dados e atributos de seus clientes e tentando convertê-los em meios de se chegar a recorrência de tráfego e conversão em vendas.
Mas analisando um caso típico que ocorreu com um conhecido, ficou claro como estas máquinas ainda merecem muitas melhorias.
O Jorge (meu conhecido) recebeu um desses emails dizendo algo como “...prezado Jorge você comprou um ventilador conosco há algum tempo e não voltou mais ... Talvez o Sr. esteja precisando de outras coisas...portanto lhe oferecemos uma oferta especial de “... e aí vem uma penca de outros ventiladores de outros modelos e alguns eletrodomésticos associados”.
Vejo uma série de falhas nesse mecanismo. Senão vejamos, o Jorge realmente havia comprado no site um ventilador (gastou algo como R$ 200,00) e já fazia um ano pelo menos não comprava nada no site.
Porém, uns dias antes de receber o email marketing, Jorge pesquisou e até colocou no carrinho de compras uma TV LED 46 polegadas que desejava comprar, mas desistiu e abandonou o carrinho depois de ver uma oferta em outro site.
Jorge então imprimiu a oferta do outro site e se dirigiu a um shopping, onde buscou melhorar a oferta nas lojas físicas. Entrou em pelo menos 4 lojas, e por fim, conseguiu um bom desconto e concluiu a compra na terceira loja visitada. E por coincidência, a loja pertencia à rede de varejo onde já havia comprado o ventilador.
Jorge comprou uma TV LED 46 polegadas e um Blu Ray tudo com 3D, e gastou mais de 3 mil reais. Do ponto de vista de marketing, este valor representa um valor muito superior ao ticket médio de compras das lojas da rede e da Internet, além de incluir itens de alto valor agregado, top de linha e de última geração. E mais, era de um cliente recorrente.
O que se poderia esperar era que a máquina analítica criasse ofertas e enviar um email da rede dizendo:
“Parabéns sr. Jorge, pela compra da TV e do Blu Ray.
Esperamos que esteja desfrutando de sua compra.
Pensando nisso, gostaríamos de lhe enviar um brinde: 3 títulos de filmes e shows em 3D para você poder conhecer os produtos que comprou...
Aproveitamos ainda para oferecer um grande desconto exclusivo pela Internet na compra de óculos 3D, teclado para uso na sua Smart TV, Cabos HDMI de alta qualidade, pen drive para gravar suas músicas, um HD externo para gravar seus programas prediletos....”.
Acesse o nosso site e identifique-se para receber o brinde e utilize o código de desconto....blá..blá...blá...
Certamente o Sr. Jorge não recusaria o brinde e ainda iria analisar as ofertas, pois ele não havia ainda comprado os óculos 3D e nem o teclado da TV (porque estavam em falta na loja!!, mas disponíveis na Internet).
Mas o Sr. Jorge não se conteve e mandou um email para o “Fale Conosco” do site dizendo o que havia comprado e perguntando de quem ele era cliente, da loja ou do site.
O serviço de SAC do site respondeu para ele prontamente, dizendo que as ofertas são automáticas e frequentes, mas que a decisão de comprar na loja ou na Internet era do cliente. Que novidade ?!
Perderam mais uma chance de converter a compra. Ao invés disso, a “máquina analítica” apenas se limitou a oferecer um outro ventilador. O SAC não teve acesso aos dados do cliente e ficou sem saber o que dizer e retornou uma resposta padrão, que para a média dos clientes seria satisfatória. Mas não para o Sr. Jorge.
Minha reflexão é exatamente nas oportunidades perdidas pelo varejo em enxergar o cliente de forma mais ampla e inteligente: Combinar cadastros de compra da loja e do site e atuar numa estratégia MULTI CANAL, e criar ofertas inteligentes não parece ser tão complexo.
Em tempo... O Sr. Jorge fez aniversário depois disso e não recebeu nenhum email da rede com comprimentos... Que Pena !
Sem querer reclamar disso, muito pelo contrário. Estes emails demonstram que há uma máquina analítica por detrás dos sites, cruzando dados e atributos de seus clientes e tentando convertê-los em meios de se chegar a recorrência de tráfego e conversão em vendas.
Mas analisando um caso típico que ocorreu com um conhecido, ficou claro como estas máquinas ainda merecem muitas melhorias.
O Jorge (meu conhecido) recebeu um desses emails dizendo algo como “...prezado Jorge você comprou um ventilador conosco há algum tempo e não voltou mais ... Talvez o Sr. esteja precisando de outras coisas...portanto lhe oferecemos uma oferta especial de “... e aí vem uma penca de outros ventiladores de outros modelos e alguns eletrodomésticos associados”.
Vejo uma série de falhas nesse mecanismo. Senão vejamos, o Jorge realmente havia comprado no site um ventilador (gastou algo como R$ 200,00) e já fazia um ano pelo menos não comprava nada no site.
Porém, uns dias antes de receber o email marketing, Jorge pesquisou e até colocou no carrinho de compras uma TV LED 46 polegadas que desejava comprar, mas desistiu e abandonou o carrinho depois de ver uma oferta em outro site.
Jorge então imprimiu a oferta do outro site e se dirigiu a um shopping, onde buscou melhorar a oferta nas lojas físicas. Entrou em pelo menos 4 lojas, e por fim, conseguiu um bom desconto e concluiu a compra na terceira loja visitada. E por coincidência, a loja pertencia à rede de varejo onde já havia comprado o ventilador.
Jorge comprou uma TV LED 46 polegadas e um Blu Ray tudo com 3D, e gastou mais de 3 mil reais. Do ponto de vista de marketing, este valor representa um valor muito superior ao ticket médio de compras das lojas da rede e da Internet, além de incluir itens de alto valor agregado, top de linha e de última geração. E mais, era de um cliente recorrente.
O que se poderia esperar era que a máquina analítica criasse ofertas e enviar um email da rede dizendo:
“Parabéns sr. Jorge, pela compra da TV e do Blu Ray.
Esperamos que esteja desfrutando de sua compra.
Pensando nisso, gostaríamos de lhe enviar um brinde: 3 títulos de filmes e shows em 3D para você poder conhecer os produtos que comprou...
Aproveitamos ainda para oferecer um grande desconto exclusivo pela Internet na compra de óculos 3D, teclado para uso na sua Smart TV, Cabos HDMI de alta qualidade, pen drive para gravar suas músicas, um HD externo para gravar seus programas prediletos....”.
Acesse o nosso site e identifique-se para receber o brinde e utilize o código de desconto....blá..blá...blá...
Certamente o Sr. Jorge não recusaria o brinde e ainda iria analisar as ofertas, pois ele não havia ainda comprado os óculos 3D e nem o teclado da TV (porque estavam em falta na loja!!, mas disponíveis na Internet).
Mas o Sr. Jorge não se conteve e mandou um email para o “Fale Conosco” do site dizendo o que havia comprado e perguntando de quem ele era cliente, da loja ou do site.
O serviço de SAC do site respondeu para ele prontamente, dizendo que as ofertas são automáticas e frequentes, mas que a decisão de comprar na loja ou na Internet era do cliente. Que novidade ?!
Perderam mais uma chance de converter a compra. Ao invés disso, a “máquina analítica” apenas se limitou a oferecer um outro ventilador. O SAC não teve acesso aos dados do cliente e ficou sem saber o que dizer e retornou uma resposta padrão, que para a média dos clientes seria satisfatória. Mas não para o Sr. Jorge.
Minha reflexão é exatamente nas oportunidades perdidas pelo varejo em enxergar o cliente de forma mais ampla e inteligente: Combinar cadastros de compra da loja e do site e atuar numa estratégia MULTI CANAL, e criar ofertas inteligentes não parece ser tão complexo.
Em tempo... O Sr. Jorge fez aniversário depois disso e não recebeu nenhum email da rede com comprimentos... Que Pena !
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Sucesso da Black Friday e dos Dispositivos Móveis
Saiu no O GLOBO/E-BIT - SÃO PAULO - Companhias do setor de comércio eletrônico brasileiro faturaram 88% a mais neste ano com ações promocionais inspiradas na "Black Friday", tradicional evento do varejo americano, somando vendas de R$ 100 milhões, informou a consultoria e empresa de pesquisas do setor e-bit na quarta-feira.
No mesmo período do ano passado, as vendas totalizaram R$ 53 milhões.
As principais lojas participantes da ação, que ocorreu em 25 de novembro, foram Walmart, B2W, Fnac, Saraiva, Magazine Luiza, Compra Fácil e Extra, do Grupo Pão de Açúcar, dentre mais de 50 participantes, segundo a entidade.
Segundo a e-bit, foram registrados 237 mil pedidos no período, contra 142 mil na mesma data de 2010, um crescimento de 67%. O número pode avançar ainda mais, previu a consultoria.
"Ainda vejo oportunidade de terem ofertas ainda mais agressivas e; portanto, mais esperadas para os próximos anos, como nos Estados Unidos", afirmou a diretora da e-bit, Cris Rother, em comunicado, acrescentando que o modelo da "Black Friday" deve ser mantido, acompanhando as tendências do mercado norte-americano.
O gasto médio dos consumidores no evento foi de R$ 425, superior à média do setor de R$ 350.
A “Black Friday” é a superliquidação posterior ao “Dia de Ação de Graças”.
Durante a “Black Friday”, a categoria de Moda e Acessórios foi a quarta mais vendida, com 9% do volume de vendas. Informática ficou em primeiro lugar no ranking, (12%), seguida por Eletrodomésticos (12%), Eletrônicos (10%) e Saúde, beleza e medicamentos (8%), respectivamente.
Já nos EUA... as contas são nem mais generosas...
No mesmo fim de semana atingiu vendas 14X maiores...sendo 11% a partir do mobile phone ! Foram $ 886 milhões de dólares...
Segundo a IBM Smarter Commerce, as vendas foram 33% superiores a 2010, com ticket médio de $198 dólares (2,6% a mais que no ano anterior). 11% dos compradores usaram o mobile phone nesse dia para ver compras e 6,6% destas vendas foram concluídas a partir de dispositivos móveis. Um crescimento de 4% em relação a 2010.
Segunda a NRF-National Retail Federation, as vendas no varejo americano atingiram nesse dia (on+off line) 54.8 bilhões de dólares, 226 milhões de comprados (9.3% a mais que 2010).
Está aí uma boa resposta para quem não acredita nas vendas feitas por dispositivos móveis.
No mesmo período do ano passado, as vendas totalizaram R$ 53 milhões.
As principais lojas participantes da ação, que ocorreu em 25 de novembro, foram Walmart, B2W, Fnac, Saraiva, Magazine Luiza, Compra Fácil e Extra, do Grupo Pão de Açúcar, dentre mais de 50 participantes, segundo a entidade.
Segundo a e-bit, foram registrados 237 mil pedidos no período, contra 142 mil na mesma data de 2010, um crescimento de 67%. O número pode avançar ainda mais, previu a consultoria.
"Ainda vejo oportunidade de terem ofertas ainda mais agressivas e; portanto, mais esperadas para os próximos anos, como nos Estados Unidos", afirmou a diretora da e-bit, Cris Rother, em comunicado, acrescentando que o modelo da "Black Friday" deve ser mantido, acompanhando as tendências do mercado norte-americano.
O gasto médio dos consumidores no evento foi de R$ 425, superior à média do setor de R$ 350.
A “Black Friday” é a superliquidação posterior ao “Dia de Ação de Graças”.
Durante a “Black Friday”, a categoria de Moda e Acessórios foi a quarta mais vendida, com 9% do volume de vendas. Informática ficou em primeiro lugar no ranking, (12%), seguida por Eletrodomésticos (12%), Eletrônicos (10%) e Saúde, beleza e medicamentos (8%), respectivamente.
Já nos EUA... as contas são nem mais generosas...
No mesmo fim de semana atingiu vendas 14X maiores...sendo 11% a partir do mobile phone ! Foram $ 886 milhões de dólares...
Segundo a IBM Smarter Commerce, as vendas foram 33% superiores a 2010, com ticket médio de $198 dólares (2,6% a mais que no ano anterior). 11% dos compradores usaram o mobile phone nesse dia para ver compras e 6,6% destas vendas foram concluídas a partir de dispositivos móveis. Um crescimento de 4% em relação a 2010.
Segunda a NRF-National Retail Federation, as vendas no varejo americano atingiram nesse dia (on+off line) 54.8 bilhões de dólares, 226 milhões de comprados (9.3% a mais que 2010).
Está aí uma boa resposta para quem não acredita nas vendas feitas por dispositivos móveis.