sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Seja Móvel, Seja Social, Seja Analítico.

Um artigo Publicado na Folha de SP - Concorrência das vendas on-line é desafio para os shoppings, um executivo da BR Malls relata: " O aumento da concorrência e o crescimento acelerado do comércio eletrônico devem representar alguns dos maiores desafios a serem enfrentados pelo setor de shopping centers nos próximos anos, a fim de manter o ritmo de expansão visto até agora. "Temos um desafio grande em comércio eletrônico. Não sabemos o tamanho desse desafio, mas as vendas on-line têm crescido mais rápido que as de shoppings". Para contornar tal cenário, Medeiros citou a necessidade de o setor apostar em melhoria operacional e na transformação do varejo físico em centros de lazer e entretenimento, não apenas de compras. Este relato somente confirma o que se vem falando sobre o futuro do varejo. A recomendação que se dá ao Varejista de forma geral, tenha ele ou não loja em shopping é de que o CONSUMIDOR está se tornando "digital". Pesquisas mostram que a maioria utiliza pelo menos 3 mídias para conhecer, decidir e comprar. Mesmo os que passeiam pelos Shoppings, estão comprando On-line pelo celular. Assim, o varejista que somente se posicionar com LOJAS não terá como competir em futuro próximo. Poucos serão os segmentos que poderão abrir mão da Internet para apoiar o que se denomina "OMNI CHANNEL", uma estratégia para apoiar o cliente em sua experiência de compra em vários canais, de forma homogênea e única. Para isso o varejista precisa ser : MÓVEL (atuar no comércio virtual e móvel), SOCIAL (participar e interagir nas redes sociais), e ANALÍTICO (pensar o varejo como ciência).