Muito oportuno a reportagem de André Fast, na Exame, sobre o avanço do Varejo Tradicional "Offline" no comércio eletrônico (VEJA O LINK NO TITULO ACIMA).   
As vendas desses sites estão "bombando" e tirando a B2W (Submarino e Americanas.com) da zona de conforto de tantos anos.
Ocorreu recentemente com o Carrefour um fenômeno interessante no lançamento em Fevereiro/2010 onde a empresa alcançou metas inesperadas de faturamento com poucos meses de operação. No primeiro dia de operação do site, grande parte do que a empresa toda vendeu nesse dia de eletrodomesticos saiu pelo site.
Esta receita já era usada com sucesso pelo Magazine Luiza e pelo Grupo Pão de Açúcar.  Hoje todas as redes possuem sites e os investimentos estão crescendo bastante.
A credibilidade das marcas tem ajudado muito nessa estratégia.
Afinal, comprar em lojas virtuais que não conhecemos pode ser desastroso. 
Outro ponto é crescente capacitação logística e de tecnologia de integração adotada pela grandes empresas industriais, gerando outra tendência de desentermediação.  Ir direto ao consumidor tem se mostrado atrativo! 
Essa tendência está sendo seguida por outros segmentos, como a da Indústria Farmacêutica.   A visão de "long tail" ou cauda longa de produtos e serviços pode ser oferecida na loja pela Internet (em casa ou na loja), sem ter que ter tudo na loja física, no caso numa farmácia, que em geral tem área reduzida se comparada às lojas de varejo tradicionais.
Mas como sempre acontece com o nosso mercado, pela falta de investimento e visão de longo prazo, já falta mão de obra especializada em eCommerce e Logística, empresas qualificadas e homologadas para operar de forma estruturada e com bom nível de serviço até para cumprir as leis de defesa do consumidor. 
As empresas ainda carecem de processos bem desenhados e eficientes, tecnologia e sistemas adequados e a custos competitivos.   
Temos um longo caminho a percorrer, mas vai ser "divertido" e prazeroso participar dessa transformação.  
Todos irão ganhar, principalmente o consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela colaboração. Seu comentário logo estará publicado.