Saiu no O GLOBO/E-BIT - SÃO PAULO - Companhias do setor de comércio eletrônico brasileiro faturaram 88% a mais neste ano com ações promocionais inspiradas na "Black Friday", tradicional evento do varejo americano, somando vendas de R$ 100 milhões, informou a consultoria e empresa de pesquisas do setor e-bit na quarta-feira.
No mesmo período do ano passado, as vendas totalizaram R$ 53 milhões.
As principais lojas participantes da ação, que ocorreu em 25 de novembro, foram Walmart, B2W, Fnac, Saraiva, Magazine Luiza, Compra Fácil e Extra, do Grupo Pão de Açúcar, dentre mais de 50 participantes, segundo a entidade.
Segundo a e-bit, foram registrados 237 mil pedidos no período, contra 142 mil na mesma data de 2010, um crescimento de 67%. O número pode avançar ainda mais, previu a consultoria. 
"Ainda vejo oportunidade de terem ofertas ainda mais agressivas e; portanto, mais esperadas para os próximos anos, como nos Estados Unidos", afirmou a diretora da e-bit, Cris Rother, em comunicado, acrescentando que o modelo da "Black Friday" deve ser mantido, acompanhando as tendências do mercado norte-americano.
O gasto médio dos consumidores no evento foi de R$ 425, superior à média do setor de R$ 350.
A “Black Friday” é a superliquidação posterior ao “Dia de Ação de Graças”.
Durante a “Black Friday”, a categoria de Moda e Acessórios foi a quarta mais vendida, com 9% do volume de vendas. Informática ficou em primeiro lugar no ranking, (12%), seguida por Eletrodomésticos (12%), Eletrônicos (10%) e Saúde, beleza e medicamentos (8%), respectivamente.
Já nos EUA... as contas são nem mais generosas... 
No mesmo fim de semana atingiu vendas 14X maiores...sendo 11% a partir do mobile phone !    Foram $ 886 milhões de dólares...
Segundo a IBM Smarter Commerce, as vendas foram 33% superiores a 2010, com ticket médio de $198 dólares (2,6% a mais que no ano anterior).  11% dos compradores usaram o mobile phone nesse dia para ver compras e 6,6% destas vendas foram concluídas a partir de dispositivos móveis. Um crescimento de 4% em relação a 2010.
Segunda a NRF-National Retail Federation, as vendas no varejo americano atingiram nesse dia (on+off line) 54.8 bilhões de dólares, 226 milhões de comprados (9.3% a mais que 2010).
Está aí uma boa resposta para quem não acredita nas vendas feitas por dispositivos móveis.
 
 
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