segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O CLIENTE DIZ O QUE QUER, COMPRANDO.

Você está disposto a compartilhar informações pessoais em troca de uma experiência personalizada ? Quanto você compra online? Você ainda vai às lojas  ?
A IBM entrevistou mais de 30.000 pessoas em todo o mundo para compreender os comportamentos de compra dos consumidores de hoje .

Então, o que encontraram ? As pessoas estão comprando mais online.

SHOWROOMING ESTÁ DIMINUINDO
O que é interessante é que embora a prática de ir a uma loja física para conhece melhor o produto e finalmente comprá-los de forma  online (chamado showrooming ) está diminuindo. Apenas 30% de todas as compras on-line, na verdade foi resultado de showrooming (no ano passado foi de 50 %).

Falando sobre estar on-line, 36% dos consumidores estão dispostos a compartilhar a sua localização atual através de GPS com varejistas e 38% iria fornecer seu número de celular ... se receber algo em troca; 29% usam redes sociais, localização e celular para tudo, desde pesquisa de produtos a compras e encomenda .  Mas apenas 12% são classificados como "Trailblazers ou Pioneiros ", aqueles que usam essas tecnologias em todos os canais e baseiam sua escolha do varejista que tornou a experiência possível  (não necessariamente onde já conhecia ou estava acostumado).

VAREJO OMNICHANNEL SÓ NÃO BASTA
Com esses dados pode-se pensar que os clientes já aceitam uma experiência personalizada e conectada em todos os canais, seja pela web, no celular e nas lojas físicas, certo? Bem, não exatamente ... Enquanto eles esperam ser capazes de usar sua tecnologia em todos os aspectos de sua vida , eles não estão pedindo exatamente o que poderia se chamar de "varejo omnichannel" (como o que foi descrito acima). Os recursos que eles realmente querem são, em ordem :

• Consistência de PREÇOS entre os canais de compras ;
• Capacidade de enviar os itens que estão sem estoque na loja diretamente para a sua casa ;
• Opção para acompanhar o status de um pedido ;
• Variedade de produtos consistente em todos os canais , e
• Capacidade dedevolver produtos que comprou on-line na loja.
    
Ser varejo  omnichannel não é apenas um desafio de BIG DATA - mas realmente um desafio de DADOS e PROCESSOS ANALÍTICOS E OPERACIONAIS, de forma integrada. Isso exige que os varejistas combinem todos os dados de interação do cliente com dados externos de mídia social, vídeo e sensores. O problema para muitos varejistas é que não é só a combinação de todas estas informações que precisa para formar uma visão consolidada de um cliente, mas também reagir a ela em TEMPO hábil .

APRENDER SOBRE O CLIENTE, QUANDO ELE COMPRA
Os consumidores esperam que os varejistas APRENDAM COM SUA INTERAÇÃO, promovendo recomendações e ofertas personalizadas . Os varejistas devem olhar para a computação em nuvem, big data e visão analítica, mobilidade e mídias sociais de forma integrada. Esses temas irão apoiar a sua estratégia omnichannel uma vez que fornece aos varejistas a maneira mais rápida , mais eficaz para tornar grandes conjuntos de dados em informações INTELIGENTES sobre o cliente,  em conjunto, e em uma única plataforma segura e integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração. Seu comentário logo estará publicado.