quarta-feira, 30 de abril de 2014

Os Ecosistemas de Consumo são essenciais para os varejistas !



Os Ecosistemas de Consumo são essenciais para os varejistas !   
E você consumidor, precisa dos ecosistemas ?

Cada dia que passa fica mais evidente a necessidade de dar enfase na entrega de ecosistemas, ou seja, vender e entregar soluções de equipamentos, sistemas e serviços funcionando de forma integrada e simplificada para trazer uma experiência de consumo superior”. 

É como se tudo na sua casa fosse de uma só marca e/ou de um mesmo sistema, todos conectados e utilizados de forma simples, fácil de instalar e evoluir.  

A Apple pode ser um exemplo (computador, tablet, smart-phone, tocadores de música, TV, músicas, textos e vídeos,). Neste exemplo estamos falando de ecosistema num contexto de entretenimento e informação.

Isso torna os negócios mais rentáveis, para as empresas de Eletroeletrônicos, de Varejo e de Serviços. Quanto mais estas empresas venderem seus ecosistemas, mais elas serão rentáveis.   

Para isso cada um precisa fazer a sua parte: É essencial que as empresas de eletroeletrônicos forneçam, informem e incentivem seus consumidores de que possuem um “ecosistema” e que se comprarem “tudo” de uma mesma marca ou sistema e com todos os serviços de uma forma simples e que funcione serão mais felizes e comprarão mais acessórios e serviços !  

É essencial que as empresas de varejo ofereçam a experimentação desses “ecosistemas” e facilite a vida do cliente na escolha do que melhor o atenda.  É ainda essencial que as empresas de serviços integrem-se aos equipamentos e aos canais de venda do varejo para  simplificar o acesso aos melhores conteúdos e serviços e consequentemente comprar mais !!! 

Bem, hoje o que se vê é muita confusão.  Ainda se vende produto pelo produto. Marca pela marca, sem pensar no consumidor.

Mas o consumidor está realmente preocupado com isso ? Qual valor para ele ?

Para entender melhor o que é “vender um ecosistema”, comece por uma pesquisa em sua residência:  Quais as marcas desses aparelhos que você tem na sua casa: TV, Home-theater, DVD, Blu-ray, Rádio AM/FM, camera fotográfica, tocadores de música, fones de ouvido, rádio relógio, e outros tantos aparelhos e acessórios conectados a estes aqui.   Certamente você vai encontrar pelo menos 4 a 5 marcas diferentes, em 80% dos casos. Cada um tem um sistema de cabos e controles diferentes.  Só na sala, devem ter uns 4 aparelhinhos de controle remoto !
  
Para poder ouvir música e programas você precisa estar conectado às Empresas de Telecomunicações e de Geração de Imagem e Som (Telefone, Rádio, TV aberta, TV a cabo, Internet, etc). Elas nos trazem os “conteúdos” que nos divertem e nos informam.    Pelo menos mais umas 2 marcas novas apareceram. Adicione agora os PCs, Notebooks e “smart-phones”.  Mais marcas apareceram. Temos ainda os Sistemas Operacionais que habitam e controlam estes “seres eletrônicos”.  

Fala-se agora da “Internet das Coisas”, onde geladeira, lâmpadas, ar condicionado e controladores de temperatura e humidade, aspirador de pó  “falarão” com você via Internet ou Wi-Fi.  

Bem, podemos afirmar que cada um de nós tem  uma extensa lista de  marcas de fornecedores de produtos e serviços diferentes na sua casa. 
Para ter tudo isso você teve que pesquisar, conhecer, aprender e depois de passar em um monte de lojas e sites da internet, e falar com uma porção de gente “entendida” você finalmente comprou uma por uma, ou em alguns casos, uma “system” que já trazia “tudo” integrado. 

E quantas vezes você comprou algo que “não se conectou” ou não funcionou direito, por que o “sistema” não é o mesmo ou não tem a “entrada para essa cabo” ou só “roda” no sistema “tal”... 
E quando mostram defeitos ou mal funcionamento ? 
Para quem não é "antenado" nos diferentes sistemas, marcas, modelos e habilitado para conectá-los e configurá-los... é pura frustação e gastos.    Opa! Gastos?   Gastos ruins, de mal humor, para consertar e não para ter novos itens! 

Bem o ecosistema vem para tentar resolver isso, simplificar as coisas e permitir maior uso das tecnologias diferentes e que melhor nos atendam. Em outras palavras:

- ter acesso a todo tipo de “conteúdo”  que desejar, de forma dinamica, onde preferir e de baixo custo

- poder escolher o que a tecnologia traz de melhor, sem se preocupar com sua conexão (e nem com a tecnologia)!

-salvar seu tempo e os recursos essencias da vida (preocupação ecológica).

Se os ecosistemas ajudam o consumidor, vão ajudar também o empresário. Em suma, é algo bom pra todos!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O CLIENTE DIZ O QUE QUER, COMPRANDO.

Você está disposto a compartilhar informações pessoais em troca de uma experiência personalizada ? Quanto você compra online? Você ainda vai às lojas  ?
A IBM entrevistou mais de 30.000 pessoas em todo o mundo para compreender os comportamentos de compra dos consumidores de hoje .

Então, o que encontraram ? As pessoas estão comprando mais online.

SHOWROOMING ESTÁ DIMINUINDO
O que é interessante é que embora a prática de ir a uma loja física para conhece melhor o produto e finalmente comprá-los de forma  online (chamado showrooming ) está diminuindo. Apenas 30% de todas as compras on-line, na verdade foi resultado de showrooming (no ano passado foi de 50 %).

Falando sobre estar on-line, 36% dos consumidores estão dispostos a compartilhar a sua localização atual através de GPS com varejistas e 38% iria fornecer seu número de celular ... se receber algo em troca; 29% usam redes sociais, localização e celular para tudo, desde pesquisa de produtos a compras e encomenda .  Mas apenas 12% são classificados como "Trailblazers ou Pioneiros ", aqueles que usam essas tecnologias em todos os canais e baseiam sua escolha do varejista que tornou a experiência possível  (não necessariamente onde já conhecia ou estava acostumado).

VAREJO OMNICHANNEL SÓ NÃO BASTA
Com esses dados pode-se pensar que os clientes já aceitam uma experiência personalizada e conectada em todos os canais, seja pela web, no celular e nas lojas físicas, certo? Bem, não exatamente ... Enquanto eles esperam ser capazes de usar sua tecnologia em todos os aspectos de sua vida , eles não estão pedindo exatamente o que poderia se chamar de "varejo omnichannel" (como o que foi descrito acima). Os recursos que eles realmente querem são, em ordem :

• Consistência de PREÇOS entre os canais de compras ;
• Capacidade de enviar os itens que estão sem estoque na loja diretamente para a sua casa ;
• Opção para acompanhar o status de um pedido ;
• Variedade de produtos consistente em todos os canais , e
• Capacidade dedevolver produtos que comprou on-line na loja.
    
Ser varejo  omnichannel não é apenas um desafio de BIG DATA - mas realmente um desafio de DADOS e PROCESSOS ANALÍTICOS E OPERACIONAIS, de forma integrada. Isso exige que os varejistas combinem todos os dados de interação do cliente com dados externos de mídia social, vídeo e sensores. O problema para muitos varejistas é que não é só a combinação de todas estas informações que precisa para formar uma visão consolidada de um cliente, mas também reagir a ela em TEMPO hábil .

APRENDER SOBRE O CLIENTE, QUANDO ELE COMPRA
Os consumidores esperam que os varejistas APRENDAM COM SUA INTERAÇÃO, promovendo recomendações e ofertas personalizadas . Os varejistas devem olhar para a computação em nuvem, big data e visão analítica, mobilidade e mídias sociais de forma integrada. Esses temas irão apoiar a sua estratégia omnichannel uma vez que fornece aos varejistas a maneira mais rápida , mais eficaz para tornar grandes conjuntos de dados em informações INTELIGENTES sobre o cliente,  em conjunto, e em uma única plataforma segura e integrada.